Recuperar fitas de Vídeo Cassete - VHS

04/08/2011 19:12

    Muitas famílias ainda possuem guardadas em fita de video, algumas das memórias mais preciosas de suas vidas.

    E devido ao desgaste pelo tempo, umidade e sugeira nos equipamentos de video cassete, pode ocorrer o "mastigamento" ou o rompimento das fitas magneticas. E agora esta tudo perdido? Não. O que fazer?

    Segue abaixo passo-a-passo ensinando como você mesmo pode reparar e recuperar a fita danificada. Porém, recomenda-se a conversão imediata desta, para DVD após o reparo.splice Tape

    Para este tutorial, estarei demonstrando a reparação de uma fita VHS, que é a reparação de fita mais comum que eu vejo. E para isso você vai precisar de uma chave de fenda phillips, uma fita de emenda(splice tape, fita de uso profissional) em ultimo caso, fita adesiva comum(mas não recomendado), tesouras, luva algodão(para evitar contato dos dedos direto na fita) e uma mão firme.

               VHS Repair Step 1

    Primeiro examine a fita, e veja se a fita foi danificada, amassada. Se a fita se rompida, a prova será óbvia(foto seguinte).

VHS Repair Step 2

    Neste caso, nenhuma fita visível sob a aba de proteção(fita completamente rompida):

    Uma vez que você tenha identificado que a fita esta realmente rompida, o próximo passo é abrir a caixa do cassete fita VHS. Para esta etapa, você vai precisar de uma chave de fenda phillips padrão de tamanho pequeno ou médio. A caixa do cassete VHS típica, contém 5 parafusos, um em cada canto, e um no meio, remova todos eles.

    Depois de remover todos os 5 parafusos, vire a fita, para a frente é voltada com acrílico para cima, e, em seguida, agite levemente o invólucro para trás e para frente para levantá-la da base, tomando cuidado para não perturbar os componentes internos. Se sua fita VHS possuir adesivos de rotulação(identificação), você precisara remove-la antes deste processo.

    Agora com invólucro aberto, observe que ele deve ficar como a imagem abaixo. Tome nota especial de onde os componentes internos estão localizados, para que nada fique solto ou fora do lugar. Tirar uma foto do invólucro aberto, ou um diagrama, irá ajudá-lo agora e na hora da montagem.

    O próximo passo é remover do carretel a quantidade suficiente de fita "limpa" para trabalhar. Se a fita foi "mastigada" ou rompida, o melhor é simplesmente remover toda a porção de fita que foi danificado. Recorte da fita danificada, algo em torno de 6 centímetros em ambos os lados. Você pode precisar levantar delicadamente o rolo da fita, a fim de liberar a fita. Depois de ter as duas extremidades da fita, e dê posse de uma tesoura, garanta de recortar uma borda limpa. Pois é muito mais difícil emendar uma fita com uma extremidade desgastada ou irregular.

    Corte uma pequena tira de fita de emenda (fita adesiva pode e vai funcionar, só sei que é muito mais espessa e mais difícil de trabalhar com do que a fita de emenda(splice tape). Agora o truque é unir ambas as extremidades da fita de vídeo como mostra a figura abaixo, contra a fita de emenda ou adesiva. Muito cuidado nesta hora, para unir os lados corretos da fita e a possição do corte.

    Agora seu objetivo é remover excesso de fita de emenda ou adesiva, sem retirar ou danificar a fita de vídeo real. Você pode usar uma estilete, se você preferir, mas eu só uso a tesoura. Você vai precisar de uma mão bem firme para realizar esta etapa com sucesso.

    Sua fita de vídeo recuperada (emendados) e quase tão bom como uma nova. Agora você precisa condicionar a fita através do roletes e envolvê-la em torno até o carretel de forma que fique bem justa. Use as imagens abaixo como um guia de como a fita deve ficar.

    O último passo é colocar a caixa de volta, da mesma forma que você a desmontou. Agite levemente a parte superior da caixa (Talvez seja necessário para manter a aba de proteção até que você a encaixe) e, em seguida,  vire a caixa ao contrario e aperte os parafusos.

    Pronto,  serviço terminado.Lembre-se, como a fita foi severamente danificada, é melhor fazer um trabalho de conversão para formato DVD.

Voltar