Zootrópio

    Também conhecido por Roda da Vida esta máquina é uma evolução do fenakistiscópio de Joseph Plateau. Criado em 1833 por W. Horner, o seu nome é a junção de duas palavras gregas, Zôon – Animal e Tropion – girar. Talvez o seu nome venha do fato de os primeiros movimentos nele criados serem de animais. Esta é uma “máquina óptica” que permite criar a verdadeira ilusão de movimento.
 
    Recorte uma tira de cartolina preta. Nela abra 12 janelas todas à mesma distância e com cerca de 3 cm de altura por 3 a 5 mm de largura. Recorte um cilindro com diâmetro idêntico ao comprimento da tira. Cola a tira ao círculo de modo a fazer um cilindro sem uma das faces. Faz um furo no centro da base do disco e cria um eixo – pode ser um palito - que vais espetar numa meia rolha. A outra meia rolha vai fixar num lápis afiado ou numa caneta. E pronto agora você tem o seu zootrópio construído.
zootropio_1_v3
    Agora, corte uma fita de papel, com o mesmo comprimento da primeira, tira e divide, tal como as janelas, em 12 partes iguais. Em cada uma delas vai desenhar ou colar, formas ou personagens em posições ligeiramente diferentes da anterior.
zootropio_2_v3zootropio_3_v2
    Você pode baixar um desenho técnico AQUI.
 
    Coloca a tira dentro do zootrópio, roda e espreita pelas janelas… Surpreendente! … Estão em movimento! Criaste a tua primeira animação. Continua.